Page-content-background

Três Tambores - correção de defeitos

Derrubada do Tambor Empaletada!

Consagrado treinador brasileiro, com experiência em competições internacionais, explica como corrigir o animal que derruba a paleta nas viradas

Vamos ao que interessa: falar sobre cavalos que “empaletam”, ou seja, que derrubam o tambor com a paleta. Creio que o problema apareça no treinamento, principalmente quando os animais são iniciados antes da hora nos exercícios em velocidade. Colocar os cavalos para andar rápido e só depois verificar se realmente eles possuem um controle de direção adequado, talvez seja o motivo maior desse prejuízo nas viradas.

Inteligente e habilidoso, o cavalo aprende que precisa chegar ao tambor em alta velocidade, reduzir e virar colado à lata. Mas se isso for ensinado a ele de forma incorreta, ele passará a antecipar as viradas. Assim, analiso que esse tipo de problema possa ocorrer por treinos excessivos, devido a uma estratégia imprecisa do cavaleiro. Postura errada na hora de competir, círculos desalinhados e falta de equilíbrio do corpo do cavalo também são predisposições para que o animal “empalete”.

Correções eficientes
O primeiro passo para fazer a correção é checar o círculo. Analise como o seu cavalo está executando essa manobra. Com um diâmetro de aproximadamente 12 metros, eu coloco o cavalo para trotar sem pressa, controlando-o nas pernas e nas rédeas. É preciso ter muita percepção para ver como o corpo do animal está se movimentando. Se ele estiver se movendo pra frente, com toda certeza suas paletas estarão alinhadas. Se ele tiver tendência para ir ao lado de dentro, movimentando-se de forma diagonal, dizemos na gíria do Tambor que ele estará caindo a paleta, por conseguinte, quando exigido na competição, derrubará o tambor.

Para essa correção no círculo, eu uso a rédea e a perna de dentro, buscando fazer com que o cavalo faça um círculo mais aberto, movendo o animal para fora, mantendo seu corpo arqueado. Quando o animal fechar com muita intensidade, peço a ele que faça um arco-reverso, movendo-o para fora do círculo. Quanto mais rápido você perceber o problema, mais fácil será corrigi-lo. Lembre-se de que cada cavalo é único, então, sinta quanto tempo precisa para corrigir o problema e qual a melhor técnica a utilizar.

Cedida

O cavalo equilibrado vira bem

Para cavalos que derrubam a paleta prejudicando a performace do conjunto nas competições, também podemos corrigir esse problema nos treinamentos de percurso no tambor. Quando, no treino, percebo que o cavalo está caindo a paleta, eu paro o animal após ele ter passado o corpo inteiro pelo tambor. Desta maneira, mostro a ele que é necessário mudar de comportamento. Na sequência, faço um arco-reverso para o lado de fora, usando a rédea e a perna de dentro. Por exemplo, se o problema ocorrer no momento em que estiver passando pelo tambor da direita, uso a rédea e a perna direita, movendo o cavalo para a esquerda. O mesmo se aplica ao lado contrário.

Para conseguirmos mudança de direção dos cavalos através das paletas, temos que ter controle total desses membros, com precisão na direção. É importante lembrar que o cavalo aprende de forma simples, pois se trata de uma criatura de hábitos contínuos, que precisa de repetição dos exercícios para fixar e aprender.

Nesta matéria, procurei dar algumas dicas para corrigir um problema bastante comum no dia a dia dos treinadores de cavalos de Três Tambores. Espero que elas o ajudem a progredir no esporte, fazendo com que você consiga deixar as paletas do seu cavalo em pé, a fim de realizar boas provas, conquistando incontestáveis vitórias.

Photos

Share This

]
Greca Arabian Stud Haras Greca/El Aduar
Est. da Galinha, 800, Osório,
RS, 95550-000, Brasil
Phone: +55 51 33916020
Cel : +55 51 91865268
Email: cavaloarabe@cavaloarabe.org
Footer-image